Diários de ônibus, trens e até caminhão...

A ideia de um blog surgiu da intenção de mostrar meu Diário de Bordo a todos os amigos e da impossibilidade de fazê-lo com a rapidez que eu gostaria. Vai ele agora entrar na rede!

Nome:
Local: Divinópolis, MG, Brazil

18.10.05

Notícias precedentes

Antes de iniciar este diário, é importante registrar de início que tivemos notícia de revoluções em toda a Bolívia, de um caminhoneiro brasileiro que morreu congelado no Chile alguns meses antes de nossa saída e, claro, do terremoto de 7,9 graus na escala Richter, a menos de um mês de nossa partida, também no Chile, mas com reflexos inclusive no Peru, na Bolívia e até no Brasil e, diga-se de passagem, justamente em cidades pelas quais certamente passaríamos. A seguir estão notícias desse tremor, retiradas do site oficial da Folha Online.

14/06/2005 - 09h20
Reflexo de terremoto no Chile assusta brasileiros


Leves tremores de terra foram sentidos na noite de segunda-feira (13) na capital e interior de São Paulo, além de Paraná, Goiás e Distrito Federal, como reflexos de um terremoto de 7,9 na escala Richter que causou ao menos nove mortes no Chile.

Em São Paulo, foram afetados bairros como Perdizes, Higienópolis, Pinheiros e Vila Madalena, Parada de Taipas e São Domingos. Leitores da Folha Online avisaram a redação sobre a ocorrência de tremores em outras localidades, como na região de Marília (444 km a noroeste de São Paulo).

Os tremores assustaram os moradores. Queda de livros das estantes ou o balançar das chaves nas portas foram alguns dos relatos feitos à Defesa Civil. Não há registros de vítimas ou prejuízos no Brasil.

De acordo com o professor Jesus Berrocal, do Departamento de Geofísica do IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo), as conseqüências do tremor foram mínimas no Brasil. "Não passou de uma tontura."

"Não há perigos de rachaduras, somente os prédios altos sob sedimentos tiveram breves oscilações", afirmou.

Em São Paulo, de acordo com Berrocal, as regiões central, norte e oeste, onde está localizada a avenida Paulista e bairros como Santana e Perdizes e cidades como Campinas (95 km de São Paulo) e Ribeirão Preto (314 km de São Paulo) estão mais suscetíveis a este tipo de tremor.

O motivo é a localização, pois são regiões construídas sobre sedimentos --rochas não tão consolidadas.

Susto

O economista Eduardo Assumpção, 23, afirma ter sentido os reflexos do tremor por volta das 20h, em seu apartamento localizado no 14º e 15º andares de um prédio na Vila Madalena (zona oeste de São Paulo).

"Quando fui até a sala para ver como minha mãe estava, percebemos que o lustre estava em movimento de pêndulo", conta. Folhas de plantas também estavam em movimento, ainda que as janelas permanecessem fechadas.

Assustados com a possibilidade de que a estrutura do prédio pudesse ser prejudicada, Assumpção e a mãe desceram pelas escadas. O corrimão vibrava. No térreo, vizinhos já aguardavam notícias sobre o ocorrido. "Sabia que devia ser reflexo de algum terremoto. Já aconteceu outras vezes", diz.

Temerosos, alguns moradores de um conjunto de prédios na Lagoinha, bairro nobre de Ribeirão Preto, deixaram os apartamentos. "Foi horrível, deu pânico", disse a empresária Vera Lúcia Baltazar, 52.

Terremoto

Segundo o Departamento de Emergências do Ministério do Interior, que fica em Santiago, capital chilena, o tremor, ocorrido às 18h48 locais [19h48 de Brasília] nas cidades de Iquique e Arica, no norte do país, atingiu 7,9 graus na escala Richter e 110 km de profundidade.

De acordo com a escala de Mercalli, que mede os efeitos do terremoto nas pessoas, no Chile, o terremoto teve uma magnitude de 10 a 11. Em São Paulo, a magnitude foi de 2 a 3. Tremores de magnitude 2 só são percebidos em locais altos e por quem está em repouso.


14/06/2005 - 09h48
Terremoto de 5 graus na escala Richter atinge sul do Peru

Um terremoto de 5 graus na escala Richter atingiu nesta terça-feira várias cidades na região sul do Peru, após um tremor de 7,9 graus na escala Richter atingir o Chile, causando a morte de nove pessoas.

O tremor desta segunda-feira pôde foi registrado também no Brasil, na Bolívia e no Peru.

O terremoto desta terça-feira no Peru foi sentido na cidade de Ica (300 km ao sul de Lima), e nas cidades vizinhas de Chincha, Cañete e Pisco. Não está claro se esse sismo é uma réplica [tremores secundários de menor intensidade que acontecem depois de um terremoto] do ocorrido no Chile.

O epicentro do terremoto, registrado às 4h29 (2h29 de Brasília), foi localizado no oceano Pacífico, a 55 km sudoeste de Ica, a uma profundidade de 36 km, segundo comunicado do instituto.

Apesar do pânico de alguns moradores da cidade, que saíram de suas casas com medo de desabamentos, a polícia informou que não houve registro de vítimas ou danos materiais.

Nesta segunda-feira, um tremor de 7,9 graus na escala Richter atingiu as cidades de Iquique e Arica, no norte do Chile, perto da fronteira do Peru e da Bolívia. O tremor foi sentido nas cidades peruanas de Arequipa, Moquegua e Tacna, localizadas nessa região.

O terremoto no Chile provocou a morte de oito pessoas e a destruição de 17 casas. O epicentro desse tremor foi localizado nas montanhas da cordilheira dos Antes, a 110 quilômetros de Iquique, segundo as autoridades chilenas.


17/06/2005 - 03h42
Lagos declara norte do Chile "zona de catástrofe" após terremoto
da France Presse, em Santiago

O presidente chileno, Ricardo Lagos, declarou nesta quinta-feira "zona de catástrofe" as províncias de Iquique e Arica, no extremo norte do país, afetadas pelo terremoto de segunda-feira passada que deixou 11 mortos e uma onda de destruição em várias cidades do interior.

O decreto do presidente, que percorreu as áreas devastadas pelo segundo dia consecutivo, permitirá agilizar a reconstrução e distribuição de ajuda, graças ao uso de fundos contemplados no orçamento nacional para enfrentar emergências.

O terremoto, que alcançou 7,9 graus na escala Richter, deixou mais de 6.000 desabrigados e 544 casas destruídas, de acordo com os últimos números oficiais.

Lagos permaneceu 48 horas em Iquique (1.460 quilômetros ao norte de Santiago), onde dirigiu pessoalmente os trabalhos de ajuda aos habitantes, após interromper na Suécia uma viagem que o levaria ainda à Holanda e Espanha.

"Minha obrigação era estar aqui", disse Ricardo Lagos, ao chegar à zona do violento sismo, que teve repercussões no sul do Peru, parte do território da Bolívia e até na cidade de São Paulo.

O presidente já foi às cidades de Camiña, Tarapacá, Pozo Almonte e Huara e, em seu segundo dia, desembarcou no povoado de Mamiña. Lagos também percorreu o Hospital Regional de Iquique, onde visitou 18 feridos.

Nesta quinta-feira, oito caminhões do Exército chegaram à região com 200 barracas. A distribuição de alimentos, roupa e materiais de construção continua.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Fabiano vc e mais doido do q eu pensei... Coitada da minha amiga Cristina....

2:59 PM  

Postar um comentário

<< Home